Sinpol-TO recebe cerimônia de abertura e primeira aula do Integra PC na sede de Palmas
Aconteceu na manhã desta segunda, 28, no auditório do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol-TO) em Palmas, a abertura do Integra PC, curso de formação para a polícia civil e polícia científica realizado pela Escola Superior de Polícia (Espol).
Em sua fala, na abertura do evento, o presidente do Sinpol-TO, Ubiratan Rebello, comentou a alegria em ser parceiro na realização da formação.
“A maioria dos policiais que aqui está hoje, buscando formação e crescimento para melhor atender a comunidade, também é filiado ao Sinpol. Pra nós é motivo de muita alegria ser parceiro desse evento. Nossa sede estará sempre de portas abertas”, afirmou.
Ubiratan revelou ainda a expectativa em poder sediar eventos similares na subsede de Araguaína, uma vez que a gestão do Sinpol-TO encontrou junto à Energisa, uma solução para o problema de abastecimento de energia elétrica que se arrastava há três anos.
"Quero adiantar aqui, em primeira mão, a notícia de que com três meses de gestão conseguimos a solução junto à Energisa para que a energia seja resolvida em Araguaína e que o nosso prédio tenha plenas condições de funcionamento, para receber com dignidade os nossos policiais não só em momentos de formação, mas também de lazer e no que for necessário”, relatou Ubiratan que informou ainda que os ajustes serão custeados pela concessionária, sem ônus ao Sindicato.
Intermediador junto a Energisa, o Deputado Estadual e secretário extraordinário de Ações Governamentais e Parcerias Público-privadas do Estado do Tocantins, parabenizou o Sinpol-TO pela conquista. O gestor falou ainda sobre a importância do curso e da sua dedicação às pautas da classe.
“A polícia integrada, trabalhando com informação, já enfrenta dificuldades, imagina se não houvesse. Então quero dar os parabéns à Espol pela formação, isso é muito importante para a nossa população. Quero aproveitar pra dizer que hoje estou secretário, mas fiz o compromisso de retornar imediatamente à Assembleia caso a Casa de Leis paute um assunto que esteja relacionado à polícia civil, inclusive a reforma da previdência, porque fui eleito pra representar a nossa categoria”, afirmou o deputado.
O Secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa, valorizou a formação e a oportunidade que os policias têm de aprender e estabelecer conexões com os colegas de outras regionais.
“Percebia que no passado os policiais ficavam na sua regional e não tinham essa oportunidade. O Integra PC tem essa linha de trazer gente de todo o estado, juntos aqui. Contamos com um seleto grupo de instrutores, cada um tem uma história, uma formação e vai contribuir muito. Quero agradecer a todos vocês. Esse momento irá promover a integração e a capacidade de construir relações interpessoais, de conhecer melhor o colega”, afirmou o gestor que destacou ainda que o Governo está dando atenção no estudo sobre as condições de plantão da Polícia Civil.
Com um novo formato que promove a integração de policiais de todas as regionais, o curso já realizou formações em Gurupi e Araguaína em 2023. A expectativa é que mais de 250 policiais sejam formados ao final das etapas.
“O Integra PC é uma formação continuada dos servidores, policiais civis e da polícia científica, do estado do Tocantins. Então é fundamental que o policial esteja qualificado, capacitado, e com isso nós faremos uma Escola mais forte, mais moderna, mais comprometida e devolveremos um servidor, um profissional que a sociedade merece”, finalizou a diretora da Escola Superior de Polícia, Heloísa Godinho, que agradeceu ao Sinpol-TO a gentileza em ceder o espaço para a abertura do evento e a primeira aula da formação.