Nos dias 28, 29 e 30 de março, a presidente do SINPOL-TO, Suzi Francisca, participou do Congresso Internacional das Mulheres Policiais, que aconteceu em Brasília. O tema do evento foi a “A saúde integral na atuação e valorização da mulher policial”, onde se buscou debater as demandas da categoria para construir, de forma coletiva, propostas legislativas e sugestões de políticas públicas focadas na saúde mental e física das profissionais.
As policiais falaram sobre a carreira e os desafios de ser policial em um ambiente composto predominantemente por homens. Temas como assédio moral, sexual, bullying em ambiente de trabalho e a falta de mulheres em postos de alto escalão das policias foram abordados.
Durante o evento, as policiais também debateram temas envolvendo saúde mental, preparação do policial para a aposentadoria, e a importância de uma reforma da previdência justa para as mulheres que compõe a categoria.
Para Suzi Francisca o congresso foi uma forma de reafirmar a necessidade de uma classe policial unida. “Esse Congresso foi enriquecedor e de extrema importância para nós, mulheres policiais, pois nos proporcionou um espaço para que pudéssemos discutir nossas necessidades específicas. Além disso, contribui para a construção de uma categoria mais forte e saudável, o que beneficia não apenas as mulheres policiais, mas toda a sociedade", afirmou a presidente do Sinpol-TO.