O projeto Academia Itinerante da Polícia Civil do Estado do Tocantins teve início na manhã desta segunda-feira, 06, com a etapa de aperfeiçoamento de policiais civis realizada em Palmas. O curso, que é realizado pela Escola Superior de Polícia do Estado do Tocantins (Espol), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), segue até quarta-feira, 08, com a aula prática de armamento e tiro.
O objetivo do projeto é promover o aperfeiçoamento intelectual e operacional dos policiais para que eles possam atuar com ainda mais eficácia e eficiência no desempenho das atribuições cotidianas da atividade policial, tendo como maior beneficiária à sociedade tocantinense.
Os alunos desenvolvem habilidades em áreas técnicas específicas de cada cargo, além de obterem uma visão moderna da Polícia Civil e o aprimoramento das atividades investigativas e operacionais, implementadas estas últimas por integrantes do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) do órgão de segurança.
Neste ano, o projeto Academia Itinerante já passou por Colinas, Paraíso, Guaraí, Porto Nacional, Dianópolis, Araguatins e Araguaína. Ao final de todas as etapas, serão 700 policiais civis, 100 policiais militares e 50 bombeiros, totalizando 850 formandos.
Academia Itinerante
O projeto teve início em 2017 e já formou mais de 1 mil policiais civis em todo o Tocantins. A academia tem como proposta levar a capacitação a municípios principalmente do interior e congrega a Política de Gestão de Pessoas, prevista no Eixo Desenvolvimento humano e organizacional do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – PESSE.