Nesta sexta-feira, 17, o Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol-TO) recebeu sua nova diretoria para o triênio 2020-2023. A cerimônia de posse ocorreu no espaço de eventos do Sindicato, em Palmas. A equipe foi empossada pela presidente da Comissão Eleitoral.
Ubiratan Rebello, que esteve a frente do SINPOL-TO no último triênio, destacou a importância da luta sindical e parabenizou a nova Diretoria, desejando votos de um bom trabalho.
A nova presidente, Suzi Silva, ressaltou a importância da união da categoria. “Estar à frente da diretoria do Sindicato é uma honra para mim e para os demais diretores. Agradecemos a todos os policiais civis de norte a sul do estado do Tocantins. Daqui pra frente o Sinpol-TO é um só, ele é a polícia civil como um todo. Tenho certeza de que todas as decisões tomadas serão feitas e pensadas buscando o melhor para o policial civil e na defesa de seus direitos. Esse é o nosso grande desafio. A Polícia Civil hoje é uma instituição muito importante para o combate à criminalidade. Iremos fazer um trabalho que busca a valorização salarial, melhores condições de trabalho e vamos lutar para resgatar o desejo de ser policial civil e, assim, prestar um serviço cada vez melhor para a sociedade”.
Entre as propostas da nova diretoria, estão a implementação de auditoria fiscal nas contas do Sindicato; integração do projeto de valorização do Policial Civil com o Projeto Mais Saúde, para cuidar da saúde física e mental da categoria; ampliação da assessoria jurídica, que antes atuava em ações administrativas, cíveis e criminais inerentes à função, passará agora a atuar nas áreas cíveis, família e sucessões, administrativa, consumerista, criminal e tribunal do júri. Para dar mais celeridade ao atendimento jurídico, o Sindicato terá a presença de advogado em sua sede, de segunda à sexta-feira, para atender o filiado em suas demandas. No interior do Estado, além de Gurupi e Araguaína, o atendimento jurídico será prestado também na cidade de Araguatins, contemplando os policiais da região do bico do papagaio.
Perfil
Suzi Silva tem 40 anos de vasta experiência, tanto em áreas operacionais, como administrativas, conhecendo à fundo a carreira policial e sua rotina. Ela entrou no quadro da Polícia Civil do Tocantins no ano de 2005. Já foi lotada no Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), além de ser a primeira mulher a concluir o curso de Operações Aéreas na Divisão de Operações Aéreas (DOA) em Brasília. Fez ainda a terceira Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional, onde atuou por dois anos e meio.
A nova presidente tem bacharelado em Direito - primeira turma de Direito da Faculdade Objetivo de Palmas – e pós-graduação em Direito de Estado pela Universidade Anhanguera. Tem ainda como formação cursos operacionais e técnicos na área de Investigação Criminal e Administração de Empresas em andamento.
Suzi também tem experiência na gestão sindical, inclusive no Sinpol-TO, onde foi Diretora Administrativa, além de ter sido Diretora de Assuntos das Mulheres Policiais do Brasil pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol). Além disso, foi eleita por dois mandatos consecutivos ao Conselho Superior de Polícia.