O Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins - SINPOL-TO, apoiou a segunda edição do Seminário de Combate aos Crimes Eleitorais, realizado através do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol/TO), nesta terça-feira, 15, no auditório da Fecomércio/TO.
Com a parceria entre os Sindicatos, 64 filiados inscritos tiveram a oportunidade participar do evento, que faz parte do Programa Eleições Limpas, que tem como objetivo promover a capacitação e atuação mais rigorosa para Delegados, Agentes e Escrivães nas Eleições 2018.
O seminário contou com a presença de palestrantes de renome, tanto no âmbito nacional como internacional, como o Juiz do Tribunal Administrativo de Cundinamarca de Bogotá, na Colômbia, o PHD Javier Rincón Salcedo, que abordou o tema “Financiamento irregular de campanha”, explanado aos presentes como funciona as campanhas dentro dos Estados e do país da Colômbia.
Já a assessora da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Msc Fernanda Lage, discorreu sobre a “Captação irregular de sufrágio”, onde discorreu sobre os crimes eleitorais e corrupção das eleições. Para finalizar o ciclo de palestras, o procurador da República no Tocantins, Dr. Álvaro Lotufo Manzano, explanou sobre “Inquérito policial eleitoral e produção de provas”.
O presidente do SINPOL-TO, Ubiratan Rebello afirmou que o Seminário foi uma oportunidade de qualificaçao dos Policiais Civis, que vão atuar nas proximas eleições estaduais, e enfatizou "a poucos dias tivemos um governador cassado graças a uma investigação realizada pela Policia Civil de Goiás, assim, esperamos que sirva de norte aos atuais candidatos, para que façam uma eleição transparente e isenta, voltada às propostas para todos os tocantinenses, a Policia Civil do Tocantins vai trabalhar ativamente para coibir quaisquer praticas criminosas praticadas por candidatos, cabos eleitorais ou aliados".